segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Troca e Interesse

Relacionamentos! O que motiva o seu?
Em congruencia com uma vertente de pensamento Darwiniana, o homem, macho, procura uma fêmea fértil. Um fêmea, procura um macho forte, capaz de prover e proteger para que possa criar seus filhotes afim de que sobrevivam e sejam saudáveis.
No mundo hodierno, obviamente com e evolução anatômica e cognitiva como também as constantes mudanças dos costumes, das formas de interação social, da cultura e seus valores e premiças, pode-se perceber uma mudança na forma e significado de "femea fértil" e "macho forte". Enfim, não vamos discutir aqui pormenores referentes a isso. O que importa aqui é o gerúndio, o relacionamento que está acontecendo, o presente contínuo.
Quando duas pessoas se encontram, o primeiro fator de atração provavelmente é a físico e as formas, tanto na perspectiva masculina como feminina. Entretanto, com o desenrolar dos acontecimentos outros aspectos tendem a ser observados por cada um. O que lhe atrai além do toque?
As relações parecem estar cada vez mais superficiais, a futilidade tomou conta dos gostos e preferências e o interesse predomina em detrimento do sentimento verdadeiro.
Não quero ser hipócrita, é obvio que questões físicas e financeiras influem seriamente nas escolhas e não digo que não deve haver isso. O problema é quando está-se centrado toda a ótica da relação nestes pontos.
Em qualquer relacionamento existe uma doação de si e um receber do outro. É inevitável! Sem troca é impossivel se relacionar saudavelmente.
Então vamos fisar a diferença entre troca e interesse. A TROCA envolve um bem do casal, está subentendido um fazer para a relação. O INTERESSE envolve o bem de uma das partes, o egoísmo está exposto.
Darei exemplos simplificados:

Um homem que se casa com uma mulher que não satifaz na maioria dos aspectos, mas é "bonita e gostosa", será esta uma relação de interesses? Provavelmente sim, e o pior de tudo é que sabemos que o físico um dia acaba, e o que sobrará?

Uma mulher que, vendo a situação dificil de seu marido por ter sido demitido, encoraja-o e tenta elaborar com ele uma maneira de sair de tal situação, podemos pensar em uma relação de troca.

Percebemos que na troca há um ganho pessoal assim como no interesse. A diferênça é que na troca, ainda que exista um ganho pessoal (como é e deve ser) a função do ganho é o bom funcionamento e manutenção da relação e assim podemos chamar de uma relação com amor. Quando o interesse predomina, existe um sufocamento do outro detrimentado, certamente não existe amor nesta relação e não podemos assegurar a durabilidade da mesma, pois assim que não se puder satisfazer mais os desejos egoistas, a relação se diluirá.

Quando falamos em troca e interesse aqui, portanto, não estamos nos referindo tão somente à questões financeiras e materiais. Falamos principalmente de orgulho e egoísmo, de ostentação e futilidade.

A troca na relação é essencial exatamente porquê o casal procura entrar em congruência e respeito. Uma única vontade não prevalece e a fusão dos desejos se propõem em benefício conjunto. Cada um respeita a individualidade do outro sem querer obrigá-lo a ser e fazer do modo que se julga "correto". Afinal, quando um homem procura uma mulher e vive versa (ou em relações homossexuais), a companhia, o amor, a afinidade e a flexibilidade de ambos devem motivar o sucesso do relacionamento.

Aos relacionamentos interesseiros, um pesar "e que ao sepulcro fatalmente levará".

2 comentários: