quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sobre o amor...


Devo começar a dizer que não tenho a intenção de apunhalar as concepções românticas sobre amor, de forma alguma! O românce é sempre bem vindo nos relacionamentos e é um grande reforçador natural para manter a interação afetiva acesa.
Quando falamos em AMOR, estamos nos referindo a um sentimento. Ok! É importante colocar aqui o que entendemos por sentimentos. A idéia de uma entidade que brota do nada é absolutamente absurda! Partindo do pressuposto que os sentimentos são estimulados, e são estimulados pelo "externo", (e na realidade, todo e qualquer comportamento tem sua origem no ambiente e é mantido ou extinguido por suas consequências) podemos começar a compreender que o que sentimos, sentimos no corpo. Sentimentos são combinações de sensações físicas. ESPANTADOS???? É cruel ter que delatar o mito do amor incondicional, mas infelismente, ela não existe! É uma ficcção!
Por exemplo, o medo. Quando vc sente medo, seu "coração aperta", ocorre sudorese, vc se arrepia ou treme, sem contar com posições anatômicas que seu corpo involuntariamente assume, como enrijecer musculaturas. Então, o medo, na realidade, são estas sensações que, em conjunto, descrevemos como medo.
Ahhhhhhhhhhh! O AMOR !!!!!!! Que lindo, que romântico, que mágico !!!!!!!!! Aquele friozinho no peito, o calorzinho, a sensação de proteção (ou acolhimento), enfim, como podemos ver... SENSAÇÕES FÍSICAS!
Para as mulheres que sempre dizem: "Um homem tem que ter pegada..." "Ai, fulaninho, é tão másculo... ele toca em mim e eu me arrepio! Estou apaixonada". Vejam só, a "pegada" é praticamente "pegar" mesmo, quase que literalmente. Digo "quase" porquê existem os outros CONTATOS FISICOS que estimulam outras SENSAÇÔES FISICAS e que, por fim, nossas belíssimas companheiras descrevem como "atração", "paixão" ou "amor".
Provavelmente se não houvesse estas sensações, não haveria outros sentimentos condicionados.
Resumindo, AMOR, é uma troca de reforços. Quando isso não acontece, a condição muda e o amor acaba... E outra vez vai alguém dizer: "isso não era amor, era só paixão..." e irá buscar eternamente um retrato pintado sem o rosto pra tentar encaixar no próximo, e depois tudo se repetir e dizer: "isso não era amor, era só paixão..."
Ao invés de tentarmos buscar um ideal fictício e fantasioso, saibamos entender os nossos sentimentos e buscar mantê-los ao máximo que pudermos.

4 comentários:

  1. Dé, a sua cara esse pensamento!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Pois eh... é meu mesmo! heheheh Claro, baseado em alguns pensadores! hihihih

    ResponderExcluir
  3. Ahah adorei o texto! adoro esse tipo de pensamento, é de facto bem realista!

    ResponderExcluir
  4. Então explica os sentimentos que ficam guardados em nossas cabeças e corações, com o decorrer do tempo não se apagam ?

    ResponderExcluir